Você costuma aferir suas "pistolas"


A dose da vacina contra febre aftosa foi reduzida de 5 ml para 2 ml. Em vários estados, a próxima campanha de vacinação começará amanhã já com a dose de 2 ml.

Boa parte dos produtores rurais negligência os dosadores automáticos utilizados na aplicação da vacina. Os aparelhos precisam ser adequadamente higienizados após cada utilização e esterizados antes de cada nova aplicação.

Se você toma esses cuidados, provavelmente seus dosadores estarão ok. Mas se não toma, você pode se surpreender ao aferir as pistolas. Elas podem estar injetando uma dose inferior ou superior ao volume indicado.

Quando a dose era de 5 ml uma falha de 1 ml por dose equivalia a um erro de 20%. Mas agora que a dose da vacina foi reduzida, uma falha de 1 ml implica em 50% da dose.

Teste seus aplicadores antes das aplicações.

Além disso, compre as vacinas somente em lojas registradas e verifique se estão na temperatura correta: entre 2° C e 8° C.

Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para parte de vacina e lacre. Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação.

Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação.

Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 2 ml.

O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma.

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários