quarta-feira, 1 de março de 2017

Quatro Unidades de Conservação concentram 65% da visitas

Os 72 parques nacionais sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), receberam 8,2 milhões de visitas em 2016. Praticamente o mesmo volume registrado em 2015, quando foi registrado 8 milhões de visitantes. Apenas 4 parques concentram 65% das visitas, enquanto a maioria dos outros 68 estão praticamente abandonados.

A unidade mais visitada é o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde ostenta o Cristo Redentor no topo do morro do corcovado, que recebeu 2.720.517 de pessoas em 2016. Em seguida, vêm os parques nacionais do Iguaçu, no Paraná, onde ficam as cataratas do Iguaçu e o grande shopping do Paraguai (1.560.792), de Jericoacoara, no Ceará (780 mil), e de Fernando de Noronha, em Pernambuco (389 mil). Esses quatro parques concentram 65% da visitas registradas.

Enquanto isso, unidades importantes, como o Parque Nacional da Serra da Capivara, que concentra um rico acervo arqueológico, e o Parque Nacional da Amazônia, estão praticamente de portas fechadas.

Para uma tosca comparação, o parque nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, recebe 4 milhões de visitantes a cada ano.

Foto: Alex LA sob Criative Comons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...