quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Vitória de Donald Trump mostra a força oculta do mundo rural

A vitoria esmagadora do Republicano Donald Trump nas eleições americanas de ontem mostra a força oculta do mundo rural. Em grande medida foram os chamados "rednecks", o povo da roça, que surpreendeu indo em massa às urnas e consagrando a vitória de Trump. A professora de Ciências Políticas da Universidade de Wisconsin-Madison, Kathy Cramer, passou a última década no interior do estado de Wisconsin conversando com a população rural sobre política e oferece uma boa explicação para a eleição do Republicano:

As pessoas do campo se sentiam maltratadas, como se não estivessem recebendo sua parte. "Esse sentimento é composto principalmente de três coisas", explica Cramer. Primeiro, as pessoas sentiam que não estavam recebendo uma parte justa das decisão políticas. Por exemplo, as pessoas diziam: Todas as decisões são tomadas em Madison e Milwaukee (grandes cidades) e ninguém está nos ouvindo. Ninguém está prestando atenção, ninguém está vindo aqui e nos perguntando o que pensamos. As decisões são tomadas nas cidades, e temos de cumpri-las. Segundo, as pessoas reclamavam que não estavam recebendo uma parte justa de serviços públicos. Havia no campo uma sensação de que toda a atenção pública e o dinheiro era sugado por Madison (capital), mas nunca gasto em lugares como o deles", diz ela.

E em terceiro lugar, as pessoas sentiam que não estavam sendo respeitadas. "Elas diziam: A verdade é que as pessoas na cidade não nos entendem. Eles não entendem o que é a vida rural, o que é importante para nós e quais os desafios que enfrentamos. Eles pensam que somos um monte de roceiros racistas", disse Cramer ao The Washington Post.

Foi o ressentimento da América rural sobre serviços, atenção e respeito do poder público que deu a vitória a Donald Trump. "Ele venceu por causa de um grande número de votos em áreas rurais e pequenas cidades em todo o país, derrubando cálculos democratas de que o domínio do partido na América urbana selaria uma vitória de Clinton", escreveu hoje o Los Angeles Times.

Quando falamos de população rural aqui não estamos falando apenas de quem vive na roça. Mas de quem vive em comunidades, mesmo em cidades, ligadas ao campo e longe dos centros de poder que sugam os recursos e atenção pública e desdenham do mundo rural.

Esse ressentimento acumulado no campo por décadas deu a vitória a Donald Trump e está também presente aqui no Brasil. Que fique a lição para nossos políticos.

Este blog não enxerga ninguém, nenhum líder, no Brasil capaz de dar vazão a esse sentimento do mundo rural.

Imagem: Gage Skidmore

Veja ainda: Is 'Rural Resentment' Driving Voters To Donald Trump?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...