sexta-feira, 23 de setembro de 2016

80 bancos aderem ao "Big Brother do Agronegócio"

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) firmou na última quinta-feira, 22, contrato com o Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio (IBDAgro) para monitoramento, via satélite, das áreas agrícolas que vierem a receber financiamentos de qualquer um de seus 80 bancos associados. É o big brother do agronegócio. Segundo o presidente do IBDAgro, Ademiro Vian, o acordo permitirá à ABBC fornecer aos bancos afiliados um contrato padrão que agilizará o monitoramento das propriedades via satélite.

O uso de imagens de satélite permite observar os imóveis rurais e verificar instalações, infraestrutura, presença ou não reservas legais e APPs, assim como apurar danos decorrentes de queimadas, secas, geadas e outros sinistros, tudo antes da contratação do crédito rural. “Antes da contratação de operações de crédito e financiamento, os bancos têm de avaliar as condições do empreendimento a ser financiado, ou das garantias apresentadas pelo tomador”, afirma Vian.

Segundo a ABBC, a tecnologia oferecida pelo IBDAgro é uma importante ferramenta voltada para o atendimento dos requisitos da Resolução 4.327/14 do Banco Central, que abriu a possibilidade de fiscalização via satélite das propriedades rurais.

É um negócio da China onde os bancos e a empresa que presta o serviço entram com o pé e o produtor rural entra com a bunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...