Deputado quer CPI para investigar JBS por monopsônio na cadeia da pecuária

O deputado Ondanir Bortolini (PR), proporá a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para investigar o Grupo JBS. O parlamentar afirma que o Legislativo precisa investigar o controle excessivo da empresa sobre a cadeia produtiva da pecuária em Mato Grosso.

Segundo Bortoloni, o Grupo JBS tira proveito do controle que obteve da pecuária do estado. “O que aconteceu em Mato Grosso é inadmissível. Ando por esse Estado e tenho acompanhado as barbaridades que esse grupo tem feito. Havia tantas plantas frigoríficas nesse Estado, de famílias tradicionais que exploravam o mercado. Mas hoje, o produtor é obrigado a vender para um único grupo”, diz o Deputado.

As declarações foram dadas na tarde de ontem quinta-feira, ocasião em que a CPI da Renúncia Fiscal, que já investiga os incentivos concedidos pelo Governo de Mato Grosso ao Grupo JBS, ouviu o depoimento de um dos diretores do grupo, Valdir Aparecido Boni.

Veja também: Governo privilegia JBS; pequenos frigoríficos vão desaparecer

De acordo com as declarações do Deputado Bortoloni, o Grupo JBS comprou 22 frigoríficos no estado e fechou 12 plantas, além de pagar arrendamento para que outros frigoríficos fiquem fechados. “Vou propor uma CPI. Quero saber qual a mágica que esse grupo faz", ironiza Bortoloni. Segundo o Deputado, o JBS acabou com a concorrência e passou a controlar o preço pago ao pecuarista.

Além do controle sobre a pecuária, o Deputado alega que a estratégia do JBS de comprar e fechar frigoríficos no estado já resultou em mais de 8 mil demissões diretas no Estado.

“Quero saber qual a mágica. Eles precisam explicar como que dá conta de chegar em um Estado, comprar plantas que valem milhões e lacrar, fechar a porta e deixar lá. Ninguém sobrevive dessa forma se não tiver dinheiro fácil no meio e dinheiro fácil tem que ser investigado e esclarecido à população”, conclui o parlamentar.

Borotoloni precisa da assinatura de 16 colegas para garantir a abertura da CPI do JBS.

Em tempo, em economia uma estrutura de mercado controlada por um único comprador chama-se monopsônio. Monopólio é uma estrutura de mercado controlada por um único vendedor. Tanto no monopólio quanto no monopsônio, o preço de mercado é distorcido em benefício do controlador da estrutura de mercado e em detrimento do consumidor e produtor.

Comentários

Mario Wolf disse…
Com certeza hoje o Mato Grosso tem o maior rebanho do País, mas o menos remunerado.Depois da concentração de plantas pelo JBS,a diferença no preço da @ em relação aos demais Estados aumentou em muito.
Mario Wolf disse…
Com certeza hoje o Mato Grosso tem o maior rebanho do País, mas o menos remunerado.Depois da concentração de plantas pelo JBS,a diferença no preço da @ em relação aos demais Estados aumentou em muito.
É uma ótima iniciativa. Precisa ser investigado SIM, pois não é só no Estado de Mato Grosso que está ocorrendo esse procedimento.