Como mudar a visão negativa que a sociedade urbana tem sobre o campo?

Fiz essa pergunta ao Professor Zander Navarro na Comissão de Agricultura do Senado Federal. Navarro, que é sociólogo e pesquisador da Embrapa, esteve no senado apresentando seu novo livro O Novo Mundo Rural e deu me uma resposta enfática e desalentadora: nada. Segundo ele, a sociedade brasileira não se interessa pelo meio rural e vê negativamente o setor, apesar do papel fundamental que o agro tem para a economia nacional. Ainda segundo Navarro, isso não vai mudar não importa que façamos.

Veja a resposta de Zander Navarro a pergunta que fiz:

Como mudar a visão negativa que a sociedade urbana tem sobre o...
Como mudar a visão negativa que a sociedade urbana tem sobre o campo? Fiz essa pergunta ao Professor Zander Navarro e obtive uma resposta amarga. Dr. Navarro esteve na Comissão de Agricultura do Senado Federal apresentado o livro O Novo Mundo Rural. Vou tentar publicar algo sobre isso mais tarde. Vejam aí a resposta de Navarro à pergunta que fiz:
Publicado por Ciro Siqueira em Sábado, 6 de fevereiro de 2016
Devo dizer que concordo discordando, com o Dr. Navarro. Na verdade a pergunta que fiz a ele foi como dar maior divulgação a textos como os dele e do professor Jorge Caldeira, que constroem uma visão diferente e moderna do agro nacional. Dar divulgação a textos em uma sociedade que não se interessa sobre o assunto é, de fato, malhar em ferro frio.

Na verdade eu fiz a pergunta errada ao sociólogo. Eu deveria ter perguntado com mudar esse estado de coisas. Como fazer a sociedade brasileira se interessar pelo setor rural? Como tornar nossa sociedade urbana mais afável em relação ao agro? Penso que esse é um grande desafio sobre o qual não podemos nos omitir.

Creio que muita coisa pode ser feita nesse sentido, mas é um assunto polêmico.

Veja a íntegra da palestra de Zander Navarro sobre o livro O Novo Mundo Rural

Em tempo, para quem não conhece os textos do Professor Jorge Caldeira que podem revolucionar a forma como o meio rural brasileiro é visto pela urbe, aqui estão os links:

História do Brasil com Empreendedores

Nem Céu, Nem Inferno. Ensaios para uma visão renovada da história do Brasil

Comentários

Unknown disse…
Gentes, eu sou oriundo do meio rural, venho tentando entender, o por que, das pessoas dqas cidades, fazerem calçadas de cimento em seus terrenos, e reclamarem para e das autoridades públicas pelas enchentes que alagam as casas deles. Um pé de capim, absorve o calor abrasador do sol e produz algum oxigênio... é somente para pensar sem explicar nada.