Passando o bastão

Caros, como disse no post de despedida Este blog será descontinuado não tenho mais condições de tocar este espaço. Entretanto, por considerar que o blog tem alguma utilidade social ao prover uma visão alternativa das questões ambientais no Brasil, abri o espaço para que pessoas que tenham visão de mundo semelhante possam tocar o blog. Dessa maneira os milhares de leitores poderão continuar encontrando aqui uma leitura diferente dos nossos temas ambientais. Recebi vários emails de gente muito boa disposta a tocar o espaço e estou, por meio deste post, passando a eles o bastão.

Conheça-os:

O Blog será assumido por Petterson Molina Vale. Curitibano de nascença, Amazônida de vida e coração, é um economista que se interessa por temas de agropecuária e meio-ambiente. Corre o mundo – tanto o real quanto o virtual – falando do espetacular processo de desenvolvimento por que vem passando a região amazônica. É essa a sua grande paixão.

Saiu de Machadinho do Oeste, Rondônia, para seguir carreira acadêmica em Desenvolvimento Econômico. Hoje mora na Inglaterra onde faz Doutorado na London School of Economics and Political Science. É financiado por todos os brasileiros para fazer pesquisa sobre o papel do setor agropecuário no processo de desenvolvimento, o conceito de desenvolvimento sustentável, a idéia de subdesenvolvimento sustentável, a relação entre desmatamento e bem-estar humano, a intensificação da pecuária e seus resultados, entre outros assuntos. A maior parte de suas publicações pode ser acessada aqui.

Na vida profissional, esforça-se para deixar de lado as opiniões e produzir conhecimento objetivo sobre os temas que estuda. Mas não por isso deixa de ser um cidadão com posições políticas. São essas posições que expõe neste espaço, esperando discutir, aprender e aproveitar a infinita fonte de conhecimento que é a rede mundial de computadores.

Também postará aqui o Professor Nilson Luiz Costa. Professor Nilson Costa é economista formado pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÍ, tem especialização em Administração-Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI, mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA da UFPA (2008) e Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012).

Atualmente é Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenador do Curso de Ciências Econômicas, Campus Palmeira das Missões. Integra o grupo de estudos Cadeias Produtivas, Mercado e Desenvolvimento Sustentável.

Outro que também posta textos aqui no blog é o Luis Pereira. Luiz é um dos caras que conheci através do blog a quem aprendi a admirar e respeitar. É paulista, mas vive hoje no Rio Grande do Sul onde adiminstra uma ecovila. É produtor Rural Orgânico com talão de produtor. Tem formação na área de informática, Permacultura (Permaculture Design Certificate Course), reconstrução florestal com a metodologia do Ernst Götsch, bioconstrução com o alemão Gernot Minke e gosta de dizer que é um ambientalista pé no chão.

Outro que concordou em ajudar a tocar o espaço foi o Luiz Prado. Luiz Prado é jornalista, economista, pós-graduado em Biologia e Ecologia Humana pela Faculdade de Medicina de Paris V. Foi presidente da FEEMA (órgão de meio ambiente do Rio de Janeiro) e Secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo.

Todos são blogueiros:

Petterson Vale: Reflexões e Viagens

Nilson Costa: Agronegócio em Debate

Luiz Pereira: Liberatus Conscientiae

Luiz Prado: Luiz Prado Blog

Outros autores serão incluídos no futuro na medida em que novas afinidades forem se evidenciando e a critério dos novos donos do pedaço. Peço aos leitores que atentem para o "Postado por" logo depois do título da postagem. Ele indicará quem é o autor do post.

Por enquanto o blog passará a se chamar ExBlog do Código Florestal. Mas no futuro próximo o espaço mudará de nome e de endereço na internet. O novo nome e o novo endereço serão escolhidos pelos novos autores. Aqueles leitores habituados a entrar no codigoflorestal.com poderão continuar acessando o site normalmente. Haverá um mecanismo automático de redirecionamento dos acessos para o novo endereço.

Desejo que todos, tanto os novos autores, quanto os habituais e novos leitores, divirtam-se, aprendam e ensinem nesta nova fase do blog.

Forte abraço.

Comentários

e1000 disse…
Boas Novas.. Parecem ótimas pessoas.. O Luiz Prado ja e' figura conhecida pelos posts aqui..o demais parecem mais do q aptos a continuar o trabalho..Espero que vc, Ciro, também poste de vez em quando . Abraços
Liz disse…
Nova etapa e futuro promissor, é como eu vejo. Fiquei animada e desejo sucesso a todos: escritores e leitores. Ao Ciro também.
Liz
Ana disse…
Pelo histórico, trata-se de blogueiros de ótimo nível de conhecimento e competência. A marca registrada é de Ciro Siqueira, que com garra e determinação esclareceu seus leitores com verdades que nenhum outro site ousou ir mais fundo. Esperamos que, de vez em quando, apareça entre os blogueiros para agraciar com seus artigos, seus antigos leitores que aprenderam a admirá-lo. Um abraço a todos e sucesso na nova empreitada.
Ana disse…
Pelo histórico, trata-se de blogueiros de ótimo nível de conhecimento e competência. A marca registrada é de Ciro Siqueira, que com garra e determinação esclareceu seus leitores com verdades que nenhum outro site ousou ir mais fundo. Esperamos que, de vez em quando, apareça entre os blogueiros para agraciar com seus artigos, seus antigos leitores que aprenderam a admirá-lo. Um abraço a todos e sucesso na nova empreitada.
Davi Schweitzer disse…
Ciro, parabéns pela decisão de não deixar o espaço morrer. Conheço os textos do Petterson e vivo trocando figurinhas com o Luis Pereira, que a exemplo do Petterson, admiro muito. Junto com os demais autores (que certamente tem currículo para tal) acredito que o espaço estará em boas mãos.
Johnatan Palmer disse…
Uma equipe de alta qualificação, parabéns a todos os envolvidos!
Creio que muita luz ainda será lançada aqui sobre a temática agroecologica.
Johnatan Palmer disse…
Parece que foi montada uma equipe de alta qualificação. Parabéns a todos os envolvidos!
Creio que ainda será lançada muita luz sobre a temática agroecológica aqui nesse espaço.
Johnatan Palmer disse…
Uma equipe de alta qualificação foi formada. Parabéns a todos os envolvidos!
Creio que muita luz ainda será lançada sobre a temática agroecológica aqui nesse espaço.
Tailor disse…
Otimo, fico feliz que este blog tenha continuidade, e o melhor que durante este processo todo do novo codigo, este espaço trazia informações e tambem uma luz de sanidade a tudo q se passava para aprovar um CF mais realista ou o possivel. E se o Ciro assim escolheu estas pessoas, tenho que crer serem boas pessoas.
gratos: Tailor do rio Grande do Sul
Tailor disse…
Parabens !! e muito bom que este blog continuie, passe informações, e se o Ciro aprovou estas pessoas e certo que tem as qualificações necessarias, e preciso informações sensatas, sobre varios assuntos, bem como aconteceu durante todo processo do CF que trazia um pouco de lucidez sobre todo o processo.
Gratos por continuarem
Tailor Rio Grande do Sul