O desafio da Gestão Territorial no Brasil

Caros, segue abaixo o primeiro vídeo de entrevista do Professor Evaristo Miranda no programa Canal Livre da TV Bandeirantes. O programa foi ao ar ontem.
Para quem não se lembra, o movimento de reforma do Código Florestal deve muito ao trabalho do Professor Evaristo. Foi ele o primeiro pesquisadora a levantar a lebre de que as demandas por novas Unidades de Conservação, Terras Indígenas, Quilombos, novas áreas agrícolas, Reservas Legais, APPs, etc precisavam ser conciliadas.

Hoje muitos pesquisadores gastam parte do dinheiro das ONGs para tentar derrubar o trabalho do Professor Evaristo e tudo o que conseguem é corroborar. O professor Gerd Sparovek, na Esalq, Antonio Nobre, no Inpa, e Britaldo Soares-Junior, da UFMG, vêm desenvolvendo modelos que tentam mostrar como todas as demandas por área no Brasil podem ser conciliadas.

Uma coisa todos os trabalhos evidenciam: Algum precisa fazer essa gestão ponderando a importância social de cada uma delas, o apelo social de cada uma delas e os lobbys por cada uma delas. Esse alguém só pode ser o Estado. Gestão Territorial é um dos grandes temas nacionais que precisam ser enfrentados.

Veja o restante:

Parte 2:


Parte 3:


Parte 4 (Falam sobre o Código Florestal):


Parte 5:

Comentários

Excelente entrevista com o professor Evaristo, porém...

....causou-me estranheza a maneira com que ele evitou de falar a respeito das ONGS. ambientais quando mencionado pelo professor Molion. Ele praticamente tentou amenizar a agressividade das ONGS.

Fiquei aterrorizado em tomar conhecimento sobre os dados de projeçao das ONGs./ONU em relaçao a criação de novas áreas de preservação no Brasil. Para mim, é uma tentativa de parar a expansão do Brasil a qualquer custo na área agropecuária.

Ficou claro, como eu já previa, haverá muito problema à frente, principalmente para os produtores médios, mas ele acrescentou ainda, que ocorrerá a extinção dessa categoria, o que nos obriga a ponderar sobre isso.

Uma mobilização nacional é a solução.

FIM DA RESERVA LEGAL, APPS. DE MORROS E DE BEIRA DE RIO OBRIGATÓRIAS EM ÁREAS PRIVADAS!!





SOBRE O PROFESSOR MOLION:

Desde antes da Rio92, o Professor Molion denuncia a papagaiada dos CFCs, os ditos gases prejudiciais à camada de ozônio. O que está em jogo é encenação pura, é liturgia safada, é assalto abobalhante na cara de pau. Simplesmente impõe novos produtos, 35 vezes mais caros, e proibem os antigos. E não basta uma vez, tem de repetir o desfalque a cada 20 anos. E todas as vassalas nações, sob a tutela da corrupta onu, dançam conforme ordenam os maestros, tal qual e$$ano$$alatrina, com a normativa que segue abaixo em verde. E pior, assim que a atividade solar voltar aos níveis máximos, daqui a poucas décadas e a radiação fechar o dito buraco de ozônio, o crédito deste fenômeno cíclico e natural, será debitado ao assalto corporativo político.
Resumo: O falastrão mexicano molina, que foi desmascarado pelo Prof. Molion em 92, ganhou o prêmio nobel em 95, condecoração distribuída aos puxa sacos obedientes à NOM - nova ordem mundial, como por exemplo kissinger e tantos outros vermes.
, bem como convites para eventos ditos "científicos".

Professor Molion disse a verdade e perdeu os financiamentos para pesquisas, bem como convites para eventos ditos "científicos".
Por que vemos hoje no Brasil confusão em toda parte?

o PT, com sua sede em se perpetuar no poder, descobriu que isso é possível, apenas seguindo à risca a Agenda da Nova Ordem Mundial.

Daí, vemos mudanças radicais, desde apoio deles a casamento homossexuais, até expansão de áreas de preservação ambiental.

Acredito que todo esse processo maligno, resultará em muito derramento de sangue.
Petterson disse…
Entrevista fenomenal. Evaristo Miranda tentar evitar temas políticos porque o ambientalismo bateu feio nele há três anos quando ele expos o obscurantismo do ecologismo vulgar. Mas as idéias dele são claras, e conciliam de forma invejável a verdadeira ecologia com o desenvolvimento do país.

Ciro, o vídeo que vc colocou parece estar com problema. Eu assisti no Yuotube: http://www.youtube.com/watch?v=wELqknLjQFw