Governo Dilma ameaçou a Agricultura brasileira

Caríssimos leitores, peço-lhes perdão pelos excessos que cometerei neste post, mas nunca na história deste blog escrevi com tanta raiva de uma pústula.

Na quinta feira a noite, irritado por ter sido chingado de chantagista pelo Senador Jorge Viana, o Deputado Ronaldo Caiado deu a seguinte declaração ao colunista da revista Veja, Lauro Jardim:

"Ontem à tarde, a Ideli chamou uns deputados no Planalto para negociar. Os parlamentares tentaram ponderar, mas ouviram da Ideli que não teria acordo, que a posição do governo era votar o texto original da medida provisória. Depois de falar isso, a Ideli disse que se a MP caducar, a partir do dia 8 ela vai soltar os “meninos do bloquinho” para sair distribuindo multas aos produtores rurais."

O vídeo acima foi recortado do Jornal das 10, da Globo News, exibido no dia da reunião de Ideli com os deputados, o dia em que, de acordo com Caiado, Ideli ameaçou espalhar o caos no Agro brasileiro mandando os "meninos do bloquinho" multar o setor setor rural a torto e a direito.(Não exibi o vídeo inteiro da Globo News porque me recuso a reproduzir aqui no meu blog as asneiras que o jonralista Gerson Camarotti disse em seu comentário ao vídeo de Ideli, mas você pode ver o vídeo na íntegra aqui).

Não sei quanto a vocês, mas eu ainda tenho a capacidade de ficar estarrecido com declarações como a do vídeo acima.

Essa senhora, que é responsável pela articulação política do Executivo junto ao Legislativo, tentou forçar os deputados que defendem o Agro a prejudicar o setor aceitando as exigências do governo fazendo ameaças contra os produtores rurais do país.

O setor rural brasileiro deveria exigir que Dilma demitisse essa senhora. Dilma deveria demitir essa senhora por iniciativa própria. A relação que o Governo vem estabelecendo com o setor é de parceria. O Agro vem sustentando PIB e a popularidade da presidente. Tenho certeza que a presidente Dilma não faria (ou permitiria) que esse tipo de ameaça fosse usada contra o setor. Mas Ideli não teve escrúpulo de fazê-lo. Essa senhora não merece respeito.

Essa ameaça não é aos "ruralistas". Blairo Maggi não se importa em "recuperar tudo" como diz Ideli. Ele é rico, ele pode "recuperar tudo". A ameaça de Ideli é contra os pequenos produtores. O governo sabe que são os pequenos que sofrem com a exigência de 30 de recuperação em APPs. Tanto sabe que criou o mecanismo da escadinha para proteger os pequenos produtores do ônus da recuperação. Até as ONGs sabem que 30 metros para pequenos é muito e reconheceram isso em documento oficial (Erramos ao exigir 30 metros, dizem ambientalistas).


Quando Ideli diz nesse tom de ameaça que "todos vão ter que recuperar tudo" são os pequenos produtores rural quem está ameaçando. Quando ela diz que os "meninos do bloquinho estão com sangue na boca" para multar o setor rural é dos 14 filhos da Dona Francisca a quem ela se refere; é de Dona Almerita que essa senhora está falando.


O setor não deve fazer acordo com essa Senhora. Deixem a MP cair. Deixem essa pústula mandar os meninos do bloquinho. Que venham. Quem muito se curva a bunda aparece. Paremos o Agro. Vamos para a desobediência civil. Não façam seus CARs. Não recuperem suas APPs, danem-se as Reservas Legais. Não façam nada até o governo tomar uma atitude em relação ao Código Florestal.

Quem acompanha o blog sabe que sempre trabalhei por um acordo. Mesmo sabendo que o texto resultante da reforma ainda causaria sérios problemas ao setor rural. Sofri críticas dos produtores mais radicais, mas sempre achei que um acordo seria melhor do que mais um impasse. Mas agora chega. Não é possível tolerar o tipo de chantagem que essa senhora tentou fazer.

Se é assim que esse governo quer arrancar concessões do Agro, esse governo que se dane. Vamos pro impasse enquanto essa senhora estiver a frente das negociações.

Comentários

Luis Pereira disse…
Perdão, ainda que desnecessário, mais do que merecido.

Tua indignação se soma a de milhares de produtores rurais, que em grande parte nem tem acesso as informações e notícias ficando a merce desta imunda conspiração verde esquerdista.

Tua voz não pode se calar Ciro. Vamos divulgar as notícias e se preciso for também acho que o confronto será necessário.

Isso já está dando nos nervos. O Brasil e os brasileiros não merece isso.
Rogerio Rufino disse…
Dona Dilma (The President) pode-se gabar agora como a primeira presidente a realizar a reforma agrária ao contrário, protendo os grandes proprietários de terra e aniquilando os pequenos com o posicionamento do PT ante o código florestal. O PT que inspira-se nos partidos comunistas dos companheiros campesinos. Teria sido melhor se o líder deles fosse do MST e não um metalúrgico.
ERNANI FARIAS disse…
Desde que a gerentA desmereceu a decisão democrática do Congresso, tenho sido contra acordos e apoiado Caiado que, ao meu ver foi vilipendiado e tachado de radical. É a honra estúpido! Isso mesmo, Kátia Abreu conseguiu convencer os que representam os produtores a suprimir sua honra e aceitar o tal fadado acordo. O lado bom da coisa ruim é que o governo vai ficar com a pecha de irresponsável e vai f* os cumpanheiros do MST.
Luiz Henrique disse…
Saímos de uma ditadura militar, mas com certeza ainda não estamos vivendo em uma democracia. Os poderes não se respeitam, esta semana vi o limite disso, um promotor que não deu importância à coisa julgada em definitivo. Não sei onde vamos parar com esta anarquia.
e1000 disse…
A PresidAnta sabe de tudo que a Ideli faz.. ela manda na Ideli.. o q sai da boca dessa besta, e' sempre por ordem da PresidAnta.. Temos inimigos no poder. Sustentamos esses bandidos, para que eles nos roubem mais e nos prejudiquem. Sao antipatriotas, terroristas, bandidos, ladroes, vagabundos e mentirosos. nao ha' nada no PT ou nesse governo , que preste.. Desde a PresidAnta ate' o mais subalternos funcionário. Guerra e' Guerra.. e por mim, esta' declarada !!
jerson disse…
a democracia neste pais é uma coisa que se pendura na avore de natal, e o poder esta comprovado que que esta se impondo de cima para baixo quando deveria se imanar do povo isto que estamos vendo acontecer com o código é uma vergonha nacional, quem esta lá fora ri disto como muitos amigos meus me perguntam o que esta acontecendo com a agricultura, com o código eles não entendem, as noticias chegam ao montes por lá e todas desencontradas eles ficam sem saber o que que esta acontecendo.
Luís F Brandão disse…
Já estava me acostumando a este acordo chamado de "Novo Codigo Florestal", mas esse governinho aí é de amargar... Realmente que se dane o executivo federal (se essa for a posição da presidente incluo aí ela). Se querem tanto desarticular o agro... esses "burrocratas" só verão o caos criado por suas ações lá na frente.
Braso disse…
Sou da esquerda, lutei contra a ditadura militar ativamente e radicalmente, afirmo aqui que a postura da presidente não é de esquerda e sim da ala nazista do PT, Brizzola esta virando no tumulo com a posição neonazista da Dilma.
Luís F Brandão disse…
PS: Que os produtores rurais façam valer o voto deles e de seus familiares nas urnas... afinal um produtor rural alimenta mais do que a si próprio... possui sim uma cadeia de pessoas que depende do sucesso dele... É mostrar nosso descontentamento nas urnas.
Peterson Toledo disse…
"Paremos o Agro. Vamos para a desobediência civil. Não façam seus CARs. Não recuperem suas APPs, danem-se as Reservas Legais. Não façam nada até o governo tomar uma atitude em relação ao Código Florestal.".
Me desculpe, mas não concordo com tal postura.
Att.