Ibama vai mudar regras internas para acelerar cobrança de multas

O presidente do Ibama, Volney Zanardi, fará uma revisão geral do regimento interno do órgão, com o propósito de garantir o aumento na execução de multas que são aplicadas, mas que, efetivamente, não são pagas.

Zanardi quer reduzir as instâncias de recursos que hoje são usadas pelos produtores rurais e empresas autuadas para sua defesa. ”Tínhamos quatro instâncias de recurso até pouco tempo atrás. Estamos fazendo uma reestruturação desse processo para agilizar a cobrança de multas. Vamos reduzir essas instâncias, ficando com, no máximo, duas etapas de recurso”, disse Zanardi ao jornal Valor Econômico.

De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ibama aplicou R$ 13 bilhões em multas entre 2008 e 2011, mas arrecadou apenas R$ 90 milhões. ”Neste ano, já aumentamos em 50% o volume de arrecadação, se comparado ao mesmo período do ano passado”, comentou o presidente do instituto.



A reestruturação interna da autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente também passará pela integração de informações que hoje circulam em vários departamentos do órgão de maneira desestruturada. ”Vamos consolidar nossa base de dados em um único sistema de informação. Isso trará ainda mais agilidade e transparência ao processo de licenciamento”, disse.



Comentários

Davi Schweitzer disse…
Mudar regras para agilizar licenciamento e regularização ambiental ninguém faz.
Ciro Siqueira disse…
Regularizar e licenciar pra que?

Pra acabar com a fonte de recursos das multas?
jerson disse…
estão se preparando para encher os cofres para aumentar os seus salasrios, trocando em miudos querem f.... mais rapido o agricultor, esse ibama, o conama e outros orgãos cabides de empregos deveriam acabar. devemos fazer pressão para fechar as portas desses orgãos.
Davi Schweitzer disse…
Bem lembrado Ciro. E o pior é que o Ibama já custa bastante. Não só para aqueles injustamente acusados de crimes ambientais.
Entre o Ibama e o ICMBio, no ano passado foram gastos mais de 1,5 bilhão de reais. Duvida? Veja aqui:
http://goo.gl/n8d5O
Luiz Prado disse…
Já que eles não fazem nada de relevante mesmo, nada que possa apresentar resultados em termos de qualidade ambiental, ficam lá discutindo procedimentos administrativos. Fazem isso desde sempre!
emanuel disse…
Senhores, esse blog do Ciro é excelente, tras excelentes ideias como a postado hj mesmo pelo proprio Ciro porem devemos montar uma estrutura para organizar essas ideias e coloca-las em pratica, senao ficamos só nos comentarios e o nosso inimigo maior, o GOVERNO, continuará nos massacrando!. Cadê o movimento União dos Atingidos pelo Meio Ambiente?
Braso disse…
Muitas ideias e orientações do Blog tem dado subsídios para nossa defesa contra esse Ibama inoperante , improdutivo que só atendem denuncias e conveniências politicas para atuar, o blog orienta e nós agricultores temos que por a mão na massa contra esse órgão parasita.
Ora mas se não cumpriu uma lei, o Poder Público tem que multar.