Maurício de Sousa abusou do Chico Bento

Chico Bento sacaneando o
Tatu bola.
O cartunista Mauricio de Sousa postou hoje, em sua página do Twitter, um desenho em que seu personagem Chico Bento pede para a presidente Dilma Rousseff vetar o novo Código Florestal. Sousa anuncia o cartum como um "recado do brasileirinho Chico Bento", a ilustração traz o seguinte texto: "...Licença, dona Dirma!", começa Chico. "A gente num intendi muito das coisa da lei mais intendi da nossa necessidade! I nóis percisa das mata, dos rio, dos peixe... I tá todo mundo achando qui isso vai sê mexido pra pior" A sinhora podi ajudá pra isso num acontecê? Nossa gente vai agardecê por toda a vida! Eu juro!"

Chico Bento nem sempre foi assim como Maurício de Sousa o apresentou hoje. Quanto o personagem foi criado o Brasil ainda era um pais rural. Eram poucas as crianças que não tinham nos pais uma ligação próxima com a terra. O campo era familiar as crianças. Nesse contexto Maurício de Sousa criou o personagem ligado ao campo e ganhou uma boa grana vendendo gibi para aquelas crianças. Eu fui uma delas.

Hoje a coisa é completamente diferente. Minha filha tem mais de um ano e nunca viu uma galinha viva. E olha que é filha de um engenheiro agrônomo que vive no interior e de extensão rural. As crianças hoje em dia têm muito pouca ligação com o campo. Marício de Sousa não precisa mais de um personagem rural para ganhar a vita. Pode sacrificá-lo, pode abusar de sua imagem rural pondo em sua boca coisas que uma criança do campo jamais diria. Maurício de Sousa abusou do Chico Bento que não é mais uma criança do campo.

No passado a coisa era bem diferente. Veja essa capa de um dos Almanaques do Chico Bento que pagaram as contas de Mauricio de Sousa onde ele e sua turma se divertem numa APP degrada. Anistiem Chico Bento. O desoneste não é ele, é quem empunha a caneta.

A turma que Maurico de Sousa precisa bajular hoje para vender um jibis é outra. O Chico Bento virou emo.

Comentários

jerson disse…
o chico bento esta comendo muita cebolinha, do jeito que as coisas andam, daqui a pouco vem o visconde de sabugosa, o monteiro lobato, o mazzaropi pedir veta dilma, eu tinha esse senhor mauricio como uma pessoa inteligente, mas agora acho que ele se deixou levar por esta trupe de palhaços que se dizem artistas mas só falam abóbrinhas.
Carlos A. A. disse…
1. Sorte que o Chico Bento e seus companheiros não precisam comer, são só desenhos;
Sorte que a fazenda que eles moram é de papel, e eles não dependem dela para sobreviver;
Voce já pensou se o Sr Mauricio de Sousa tivesse que que desenhar as APPs na proporção que pedem em toda margem do papel e mais 20% da Reserva Legal!
Será que sobraria espaço para os seus personagens???
Se informe melhor Sr Mauricio Acho que Chico é ainda um grande amigo dos agricultores. Jamais que ele iria querer o veto.
Harry Kasdorf Jr disse…
que feio Sr Mauricio de Souza, manipulando crianças a favor das ONG e contra o seu proprio país. Chico Bento e Nhô Lau vao pagar altas multas e se bobear vao presos ainda se o ibama aparecer no sitio deles...
Marilia disse…
Voce3 so aceita comentarios a seu favor, nao tem coragem de mostrar os dois lados no seu blog. Covarde! Manipulador!
Daniel Gonçalez disse…
Vamos falar sério vai, isso é uma piada né?! Atacando de forma medíocre e sem argumentos o apelo feito pelo (inteligente sim, viu?!, ao contrário de muitos aqui) Mauricio de Souza, só pra fazer campanha a favor dessa VERGONHOSA mudança no Código Florestal. Os comentários de vocês mostram o quanto é fácil de ser manipulado o povo brasileiro, com devaneios e interpretações ridículas, como as das capas das revistas do Chico. Chorei de rir quando li "Minha filha tem mais de um ano e nunca viu uma galinha viva. E olha que é filha de um engenheiro agrônomo que vive no interior e de extensão rural.", simplesmente ridículo!!! Acho que não é o Mauricio que precisa se informar, e sim vocês! Sejam mais inteligentes p/ entender que isso é mais um ato político, tentando atacar àqueles que são contra seus interesses financeiros, como é essa tal mudança. Será mesmo que as crianças é que estão sendo manipuladas??? Acho que não...