Assistência Técnica? Orientação? Que nada. Mandem a polícia contra os produtores rurais!

Produtores rurais de Goiás que sustentam a economia do estado, muitos dos quais jamais receberam a visita de um agente do governo com orientações técnicas, são arrolados em inquéritos policiais sob suspeita de provocarem prejuízos ao meio ambiente.
Essa é uma das razões pelas quais o fundamentalismo ambiental está sendo atropelado pela realidade no debate sobre o Código Florestal. Eles buscam a preservação a qualquer custo. Nessa busca jogam apenas os rigores do governo contra os "culpados". Milhares de produtores rurais são multados e perseguidos como criminosos.

Embora produzir e preservar sejam atividades perfeitamente compatíveis essa postura de guerra contra a produção dos fundamentalistas de maio ambiente as divide e as joga em campos de batalha opostos. Seria muito mais eficaz e efetivo se o estado procurasse esses produtores buscando soluções em conjunto. Oferecendo recursos, orientação técnica, financiamento, para a recuperação e manutenção das áreas.

Ao invés de uma postura colaborativa, o Estado que jamais ofereceu orientação alguma aos produtores, que incentivou e financiou a expansão da fronteira agrícola, que se beneficia dos superavites sustentados por essa agricultura, manda apenas a polícia, o ibama, as ONGs e outras facções de ambientalistas radicais em seu encalço.

A re-conciliação entre produção e preservação não depende apenas de uma mudança de postura dos produtores rurais, depende também de uma mudança de postura dos ambientalistas.

Em tempo, pela reportagem acima a policia encontrou também erosões em áreas públicas, dentro de unidades de conservação. E aí? Vai cobrar do Estado? Vai processar quem? Quem vai ser punido? Quem vai cobrar a recuperação das erosões em áreas de responsabilidade do Instituto Chico Mendes?

Comentários

COM CERTEZA SÃO FENÔMENOS NATURAIS QUE NÃO TÊM NADA VER COM ATIVIDADE HUMANA.

NÃO SEI SE É ESSE O CASO, MAS CHUVA DEMAIS ACABA CEDENDO A TERRA E OS BURACOS APARECEM.

COISAS SEMENLHANTES ACONTECEM EM OUTROS PAÍSES TAMBÉM.

O BRASIL ESTÁ VIRANDO UM CIRCO!
Ana disse…
Qualquer cratera é motivo para procurar um culpado e jogar a culpa no lombo do produtor.Para as crateras da lua, como não há produtor, a explicação gira em torno de impactos de cometas e asteróides.É por isso que há políticos preocupados com injustiças contra agricultor, que já estão pensando em construir pista de pouso para ÓVNIS
José disse…
Não defenda e nem acuse o que não conhece. Voce conhece todo PNE? Viu as Vossorocas citadas neste video e causas delas? Observe bem as imagens mostradas, ve se não tem ação do homem. Fique tranquilo o PNEmas tentará recuperar tal qual os problemas deixados no PNE antes de sua criação pelo gado. Fique tranquilo fazendeiros são parceiros do PNEmas defendem e fazem parte do Plano de Manejo, sabem que precisam das água que nasce dentro dele. Vou contar uma historinha pra voce. Uma vez tentaram fazer uma UC (Unidade de Consewrvação)por causa de uma erosão iniciada com o tempo bem próxima ao PNE. UC está que era para tentar salvar várias nascentes, fauna e flora riquíssima daquele lugar "Refugio de Vida Silvestre Panela" localizada em um solo fraquíssimo e muito arenoso, que sem a ação do homem já causava o que o cidadão osenhortodopoderoso disse. Porém o dono destas terras disse que não sabia porque da criação desta UC. Mediante o fato pergunto: Quem deveria ensinar a ele a importância disso? Aqueles que dizem que estão atrapalhando o desenvolvimento da economia do país ou aqueles que dizem que ele tem que desmatar mais produzir mais porque tá faltando alimentação no mercado nacional e extrangeiro?
Ainda bem que ele é um rapaz inteligente e deixou a mata lá.
Sabe porque não saiu esta UC? Por causa da forma que estava sendo criada e eu estou do lado dos fazendeiros. Sei que existem orgãos que poderão ajudar a eles no desenvolvimento "Social, economico e ambiental" de forma sustentável.Não defenda o que não conhece.
Ciro Siqueira disse…
"Sei que existem orgãos que poderão ajudar a eles no desenvolvimento "Social, economico e ambiental" de forma sustentável."

Sabe mesmo? Aponta aí um órgão que tenha ido até àqueles produtores com algum tipo de auxílio.

Não estou defendo aqui a continuação das voçorocas, meu caro radical. Estou defendo que Estado alcance os produtores com algo mais do que apenas polícia, inquéritos e acusações.

Não fale do que não conhece.
José disse…
Suponhamos que voce queira fazer uma moradia firme e resistente a ação do tempo para que ela não desabe mas o solo é fraco poderá te dar um grande prejuízo custando lhe a vida ou dos seus entes. Voce iria procurar: Engenheiros, pedreiros e arquitetos ou esperia eles te procurarem?
Tenho certeza que não preciso te citar quais orgãos eles deveriam procurar em suas cidades, porque sei que voce é inteligente e não é cabeça dura.

Talvez a polícia esteja errada. Deveria cruzar os braços e levar o dinheiro daqueles que pagam impostos para se preservar.
Ciro Siqueira disse…
Você procurou toda essa turma quando fez a sua casa?

Você tem ideia de como eram as coisas nas décadas de 50 e 60 quando essas áreas foram abertas?

Não tem. Você é ahistórico. Só enxerga voçorocas.

A política não deveria cruzar os braços. Não é esse o problema, caro cego.

O Estado deveria dar suporte aos prdutores que carregam esse país nas costas para ajudá-los a recuperar e, melhor, não deixar que as voçorocas aparecem.

Ocorre que o Estado e radicais cegos feitos você acham que só a polícia basta.
Ciro Siqueira disse…
Em tempo, eu não conheço nenhum órgão estatal capaz da auxiliar os produtores com as voçorocas.

Mas o importante é que você não sabe apesar de ter dito que sabia no primeiro comentário. Quem é que está falando sobre o que não sabe aqui?
José disse…
Cabeça dura com visão além do alcance.

Estou dizendo que as vossorocas teve ação do homem e eles devem procurar atualmente, quem sabe a EMATER ou cientistas da EMBRAPA ou outras para aprenderem uma forma melhor de lidar com a terra, para não acreditarem ou fazerem de forma errada como antigamente.

Ou filhos de pais alejados devem nascerem alejados, sendo que ciência pode faze los andarem direito.


"Você tem ideia de como eram as coisas nas décadas de 50 e 60 quando essas áreas foram abertas?"

Ve se esta serve.

Antigamente decadas de 50 e 60
O governo falava (INCRA):Se voce não plantar os Sem Terra irão invadir suas terras e com isso foram até dentro de água e começaram as vossorocas.
Sou cego, isso deve de ter mudado hoje. O que é uma terra considerada improdutiva.



"O Estado deveria dar suporte aos prdutores que carregam esse país nas costas para ajudá-los a recuperar e, melhor, não deixar que as voçorocas aparecem."

Se eles fossem os únicos trabalhadores na face da terra eu até que poderia dizer que carregam, mas a palavra é: Alguns ajudam outros não.

E os culpados pelas vossorocas estão bem ai em cima citados na decadas de 50 e 60, são homens ou não?

"Em tempo, eu não conheço nenhum órgão estatal capaz da auxiliar os produtores com as voçorocas."

Que tal os deputados com suas leis?

Sou cego não consegui ver o vídeo, mas em momento foi falado no video que ele iria multar os produtores. E nem eu disse que deveria.

Governantes e ruralistas que viviam e vivem até hoje, com o mesmo ideal de desmatar mais para produzir mais não se importando com seus produtos indo para o buraco por causa do solo fraco,e que só aumentarão estas vossorocas ou farão outras isso o ceguinho aqui diz e assina em baixo.

Mas enquanto isso e as vossorocas quem vai recuperar?

Acho que os deputados colocaram esta resposta no Novo Código Florestal. Se não que tal colocarem? E se o Estado foi o culpado porque querem passar para ele as incubencias deste código? Tem algo errado ai não?

Assinado Radicalista cego.
Ciro Siqueira disse…
Você é um fundamentalista cego. Está repetindo as mesmas coisas sem refletir sobre elas.
Isso é coisa de xiita, de gente que joga avião em prédio qdo é contrariado.
José disse…
Cego é assim mesmo insistem em andar pelo mesmo caminho para não errar o caminho de casa. Porém "Cego não é aquele que cai no buraco. Mas sim aquele que se deixa ficar." Tipo voce.

Quem te disse que quando eu estava falando das vossorocas eu estava falando contido? Eu estava falando com a Ana seu cabeça dura. Mas se a carapuça serviu deixe ela ai. Já notei que quem não apóia voce e corjas voce considera bandido.
PTT saudação.
Ass. Ceguinho fora do buraco ou xiita como preferir.
Ciro Siqueira disse…
Por mim tanto faz. As duas classificações se encaixam bem em você.
Ana disse…
Ok, José! Vou lhe dizer o que é moçoroca. Moçoroca é o que restou em minha propriedade, depois que ambientalistas do ministério do meio ambiente decidiram derrubar minhas casas, sem ao menos conhecer o local. É tão fácil, José, decidir sobre bens alheios, quando não se paga nem um centavo pelas destruições, assim como tão fácil é destruir do que construir, principalmente quando é na propriedade dos outros. Alegaram que foi pela salvação do planeta e você que mora neste planeta também foi por sua salvação, certo José? Só não foi por minha salvação, nem pela salvação de minha netinha, que também era proprietária, que em sua tenra idade assistiu à demolição de sua própria casa, quando muitos não a têm. Assim, José, uma moçoroca nascida por fenômeno natural é ética porque não escolhe pessoas nem local, muito diferente daquela que escolhe pessoas para servirem de exemplo ao país. As feridas do local, eu mesma terei que sanar e as minhas também.